Aos 17 anos, o goleiro Ryan Palenski, do Pato, vê o futuro com os olhos cheios de esperança. E não é pra menos. Desde cedo acostumado a lutar para vencer, ele quer crescer na carreira para ajudar a família e retribuir, assim, tudo o que recebeu de Jaqueline, a mãe do coração.

Enfrentando diariamente oito quilômetros a pé ou de bicicleta apenas para chegar aos treinos, o atleta está realizando um sonho. Recém-promovido ao time principal da equipe do Sudoeste do estado, ele tem a chance de dividir as quadras com o ídolo no esporte: o goleiro Gian Wolverine, veterano que coleciona títulos com a seleção brasileira.

– Essa oportunidade que estou tendo de treinar com ele é incrível. Não é para qualquer um, disse animado.

Mauricio Moreira

Ryan treina com o seu ídolo Gian Wolverine e quer ir além. Foto: Mauricio Moreira

O talento de Ryan e a vontade que ele tem de aprender chamam a atenção do titular da meta do Pato.

– Com certeza tem um futuro no futsal. Basta ele querer que poderá chegar onde sonha. Potencial ele tem muito, destacou Gian Wolverine.

Ryan treina no time desde os 15 anos. Chegou a testar as habilidades em campo, mas viu que a paixão mesmo era nas quadras. Foi campeão dos Jogos da Juventude em 2019 e, devido ao bom desempenho, passou a ser convocado para realizar treinos com time adulto. Porém, neste ano, foi integrado ao principal.

– Cheguei a pensar em desistir. Trabalhei como mecânico e talvez seguisse essa profissão. Não acreditei quando recebi a notícia. A convocação me deu esperança de seguir buscando meu sonho, contou.

Os companheiros de posição no Pato são Gian Wolverine e Lucas Suita, o segundo goleiro. Ryan é o terceiro na vaga, mas não trocaria por nada o lugar debaixo das traves.

– Sempre gostei de ser goleiro, nunca quis me aventurar na linha. Sempre me chamou a atenção a responsabilidade da posição. É muito difícil ser tão exigido no jogo. O goleiro é sempre o primeiro a chegar e o último a sair, refletiu.

Natural de Pato Branco, Ryan foi adotado com poucos dias de vida e, meses depois, a família aumentou, quando a mãe engravidou do irmão Renan, que hoje também tem 17 anos. A família, aliás, é a prioridade do atleta.

– Sonho em crescer na carreira e viver do futsal para, assim, proporcionar uma vida melhor para eles. Quero dar para meus futuros filhos o que não tive na infância, falou.

Mauricio Moreira

Na resenha com o ídolo Gian Wolverine, na equipe do Pato. Foto: Mauricio Moreira

Gian Wolverine, tem 35 anos e leva o apelido pelo estilo da barba que usa, igual ao do heróis dos quadrinhos. O goleiro carrega um currículo pesado. Pela seleção brasileira é tricampeão do Grand Prix, bicampeão Sul-Americano, campeão da Copa das Nações, além de outros títulos. Com passagens em grandes times do Brasil, o camisa 30 é também já foi campeão da Liga Nacional, campeão Goiano, bicampeão Paranaense, bicampeão Gaúcho, bicampeão da Libertadores da América, e também eleito melhor goleiro da Liga Nacional 2013 e 2015, do mundial de clubes 2018, e da Libertadores 2018 e 2019.

– Posso ajudá-lo a encurtar alguns caminhos. Chamo, tento conversar, mostrar o que é certo e o que é errado dentro de algumas possibilidades. Ryan é um menino bom e interessado em seguir na carreira. Sempre o aconselho que ele for um ser humano bom, com certeza, vai dar tudo certo, enfatizou.

E a atenção recebida pelo ídolo, que inclusive tem a oportunidade de dividir até o quarto na concentração, é motivo de ainda mais respeito.

– Fico admirado com a humildade que ele tem de ajudar ao próximo. Ele trata todo mundo da mesma forma, tem um grande caráter. Admiro pela pessoa e pelo atleta que é, frisou.

Arquivo Pessoal

Ryan com a mãe Jaqueline e os irmãos Renan, Jayne e o caçula Anthony. Foto: Arquivo Pessoal

Ryan não tem outra forma de chegar aos treinos no ginásio do Pato. Ele precisa encarar oito quilômetros, de bicicleta ou a pé, antes de começar as atividades. E todos os horários que ele deve chegar à quadra precisam ser combinados antes, pois o goleiro não tem celular para receber as atualizações de última hora. E faça chuva ou sol, pontualmente, ele está lá uma hora antes do treino começar.

– Às vezes chego cansado, outras não, mas é um esforço que sei que vou colher os frutos lá na frente, comentou.

O sonho de Ryan é viver do futsal, mas tem outra meta que ele deseja alcançar no futuro. Ele espera um dia ter a oportunidade de cursar Direito.

– É uma faculdade que sempre sonhei em fazer. Sonho com um país sem tanta desigualdade, com mais justiça e oportunidades para todos. O Direito é uma forma de lutar por isso, finalizou.

De olho no Pato

O Pato chega entre os favoritos na Liga Nacional. A equipe é a única paranaense campeã da disputada competição, título que conquistou, aliás, duas vezes: em 2018 e 2019. Neste ano são 23 equipes na disputa, sete delas paranaenses. Na atual temporada, o time comandado pelo treinador Paulinho Cardoso disputa a Liga Nacional de Futsal, a Série Ouro do Paranaense e a Copa do Brasil de Futsal. Na estreia na Liga Nacional, diante do Tubarão, o Pato venceu por 3 a 1.