Marcos Pí

Umuarama largou na frente do Cascavel no jogo de ida. Foto: Marcos Pí

Um duelo de super campeões na decisão do Paranaense. Se tem uma coisa que não falta nesse confronto entre Umuarama e Cascavel é rivalidade e algumas coincidências. Vamos a primeira. Cascavel campeão em 2005 em cima do Umuarama. Em 2007 eles se encontraram novamente só que dessa vez deu Umuarama.

Outra coincidência é que o primeiro jogo das finais sempre foi no Amário Vieira da Costa e o Umuarama sempre venceu. Em 2020 o time comandado por Nei Victor, que das outras vezes esteve no outro lado, respeitou a história e o fator casa, mesmo sem torcida, fez toda a diferença.

Mura marcou o primeiro com quase quatro minutos de jogo. Deixaram ele sozinho na cobrança de lateral e o ala concretizou outra mística. Agora são sete jogos entre Cascavel e Umuarama em decisões. Em todos o time da Capital da Amizade saiu na frente.

Dois minutos depois veio o segundo. Caio Jotinha achou Hugo e o pivô improvisou com a letra “H” maiúsculo para fazer 2 a 0 Umuarama. Um gol que entra para a história do clássico.

Faltando 11 minutos para o fim da etapa inicial o Cascavel diminuiu com estilo. Humberto deu um leve toque na bola e de cobertura marcou o quarto dele no campeonato e o primeiro do Cascavel. Só que três minutos mais tarde Caio Jotinha aproveitou o bate-rebate na área da serpente para. Nono gol dele na Série Ouro, dois a menos que o artilheiro do campeonato, Carlão do Cascavel.

Após o intervalo os gols demoram para sair. Hugo marcou o quarto do Umuarama com 12 minutos de bola rolando no segundo tempo. Ele se livrou da marcação de Biel só no movimento e de biquinho mandou para as redes.

David deu esperança para Cascavel. Ele ficou com a sobra dentro da área e chutou colocado para superar um batalhão de jogadores que estava por ali. Mas com linha-gol do tricolor em quadra o Umuarama foi implacável. O experiente Augusto liquidou a fatura. 5 a 2 placar do primeiro jogo. Nei Victor venceu a primeira batalha contra Cassiano Klein.

E lembra das coincidências? Cassiano chega a final em seu segundo ano comandando o Cascavel. Nei decide a Série Ouro também na sua segunda temporada com Umuarama e precisa de um empate para levantar o troféu. Se o Cascavel vencer o campeonato vai para a prorrogação e nesse caso joga pela igualdade.