Ela tem apenas 25 anos e já é considerada a Rainha do Futsal Feminino. Eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, a cearense Amandinha é o tema do documentário “Carregando a bola – a história da melhor do mundo no futsal”. Disponibilizada no GloboEsporte.com (assista no vídeo acima), a produção de 31 minutos será exibida neste sábado no SporTV às 22h30.

Nascida no Conjunto Ceará, subúrbio de Fortaleza, Amandinha deu os primeiros passos em um projeto social no seu bairro. Como não havia meninas nas equipes da sua idade, ela teve de enfrentar o preconceito antes de ser aceita em competições de garotos, onde se destacou mesmo sendo a única mulher.

Reprodução

Amandinha é a melhor jogadora de futsal do mundo. Foto: Reprodução

O sucesso na base chamou a atenção de grandes clubes do país. Ainda adolescente, Amandinha trocou Fortaleza por Brusque-SC para atuar no Barateiro Futsal, o seu primeiro clube profissional. Alçada rapidamente à condição de craque, a ala chegou à seleção brasileira adulta em 2013, conquistando os Mundiais daquele ano e dos dois anos seguintes.

Já eleita a melhor do mundo por três vezes, Amandinha trocou o Barateiro pelas Leoas da Serra, sua atual equipe. Celebridade em Lages-SC, cidade onde está localizada o clube, Amandinha seguiu colecionando títulos, chegando ao auge em junho deste ano com a conquista da inédita Copa Intercontinental de Futsal. Assista ao documentário!