Quando a diretoria do Jaraguá Futsal divulgou, na semana passada, a lista dos jogadores que irão compor o elenco de 2016, uma coisa chamou a atenção. Entre novas caras e remanescentes do ano passado, a alta cúpula aurinegra foi ao mercado apostando em atletas experientes para conduzir o time nas seis competições previstas para o ano: Taça Brasil, Liga Nacional, Superliga, Sul-Americano, Campeonato Catarinense e Jogos Abertos de Santa Catarina.

Com a saída de alguns jovens e a contratação de nomes rodados do futsal brasileiro, a média de idade da equipe subiu para 29 anos. Mas a formação de um grupo tão experiente não foi obra do acaso. Segundo o técnico Sergio Lacerda este perfil foi traçado pela comissão técnica e diretoria antes mesmo do início das negociações. “É um fator que tem ser levado em conta. Foi uma preocupação nossa ter um grupo mais maduro, que sabe o que quer, tanto entre os contratados como os que ficaram. Além da maturidade, o importante é que estes mesmos jogadores possuem um porte físico muito bom. Então contamos com essa experiência e qualidade física que é fundamental”, disse.

Entre os atletas mais ‘cascudos’ do atual elenco, dois nomes despontam como possíveis lideres dentro de quadra. Aos 44 anos, o goleiro Franklin é o jogador mais experiente do time e deixou a aposentadoria de lado para ser a nova muralha do Jaraguá. Multicampeão do salonismo no país e com quatro campeonatos mundiais na bagagem, o arqueiro não foge do papel de líder e destaca a importância da sua experiência para a evolução de atletas mais jovens, como o fixo Antoniazzi, de 22 anos, e o próprio companheiro de posição Arthur, de 19. “Eu aceitei e assumi o compromisso de ser uma das peças experientes do grupo, enxergando que o grupo estava um pouco carente dessa parte. Tive uma carreira muito boa e posso dar a minha contribuição aos mais novos. Independente da idade, o intuito e o foco de todos é o mesmo”, destacou Franklin.

Outro nome importante neste quesito dentro do elenco é do fixo Valença, de 37 anos. Com passagens por grandes clubes do Brasil, o ex-jogador do Copagril (PR) fará sua primeira temporada defendendo a camisa jaraguaense, e apesar do pouco tempo com a nova equipe já assume a responsabilidade de liderança. “A gente vem para somar com a experiência e tentando ser um algo a mais para os jovens, se dedicando nos treinos e estar sempre bem para as partidas. Estamos há muito tempo na estrada e sempre fazendo o melhor, deixando o suor dentro de quadra. Você sendo assim e exigindo isso deles temos muito a crescer”, afirmou.

Idade de cada jogador:

Franklin (goleiro) – 44 anos

Valença (fixo) – 37 anos

Alvim (ala) – 33 anos

Daniel (pivô) – 31 anos

Yuri (ala) – 31 anos

Alemão (fixo) – 30 anos

Galo (ala) – 29 anos

Ceccatto (ala) – 28 anos

Éder (ala) – 27 anos

Poletto (pivô) – 27 anos

Tatá (goleiro) – 27 anos

Pett (pivô) – 23 anos

Antoniazzi (fixo) – 22 anos

Arthur (goleiro) – 19 anos

Notícia: Avanteesportes.com – Lucas Pavin
Imagem: Eduardo Montecino/OCP