FIFA

Lituânia está pronta para receber o mundial. Foto: FIFA

Na última sexta-feira dia 4 de junho iniciou a contagem regressiva para o Mundial. Este marco crucial é um passo importante no caminho para os 52 jogos que terão lugar no dia 12 de setembro nas três cidades-sede da Lituânia. As 24 seleções descobriram na terça-feira, 1º de junho, a que grupos se inserem e quem será seu primeiro adversário a caminho da final, que será disputada no dia 3 de outubro. A Argentina conseguirá defender o título que conquistou na Colômbia 2016 ou os novos campeões chegarão ao topo em Kaunas? Neste dia especial, analisamos alguns dos principais fatos e números que antecedem a próxima Copa do Mundo de Futsal.

A nação anfitriã

A Lituânia não está apenas hospedando, mas também participando de uma Copa do Mundo de Futsal pela primeira vez. Conversamos com o capitão da seleção nacional de futsal, Justinas Zagurskas, sobre a Copa do Mundo em particular e o futsal em geral.

As três cidades-sede

Após a inspeção da FIFA e em conjunto com o comitê organizador local, Kaunas, Vilnius e Klaipeda foram escolhidos como sedes da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™ – o primeiro torneio da FIFA realizado na Lituânia

“A arquitetura nos centros de nossas três cidades-sede é notável. Haverá também arenas novas e modernas para os fãs, onde o ambiente promete ser especial – estamos acostumados a assistir a eventos esportivos aqui em arenas. O basquete é muito popular aqui e as partidas são sempre disputadas para uma multidão lotada. Tenho certeza que podemos esperar o mesmo para a Copa do Mundo.” Tomas Danilevičius (presidente da associação nacional da Lituânia)

O emblema

O emblema inspira-se principalmente nos tesouros naturais e na experiência técnica da Lituânia. A base é uma bela paisagem verde rodeada pelas folhas do carvalho que simboliza a força e que é reverenciado na mitologia lituana há séculos. O tema da natureza, sublinhando a importância da conservação na Lituânia, é desenvolvido através do carvalho através de campos e prados nas cores da bandeira do país. A parte superior do emblema reflete a tecnologia moderna do país. Um campo de futsal feito por lasers relembra as conquistas do país nos campos da ciência e tecnologia.

O mascote

Ivartito, o mascote, representa o torneio e o esporte – uma função que ele cumpre com paixão e abertura. O seu comportamento amigável torna-o no companheiro de equipa perfeito e o seu nome – que vem da palavra lituana para golo (“ivartis”) – é, obviamente, uma referência à emoção e aos golos que caracterizam o futsal. A cegonha é a ave nacional da Lituânia desde 1973 e é um símbolo da variedade ecológica e da beleza natural do país. As cegonhas também são vistas como portadoras de boa fortuna e paz.

A estrada para a glória

As 24 equipes foram divididas em seis grupos de quatro equipes. A anfitriã Lituânia está no Grupo A e arranca o torneio a 12 de Setembro, na Arena Kaunas, frente à Venezuela, que também participa pela primeira vez no torneio. A atual campeã Argentina está no Grupo F, com sua primeira partida contra os EUA, em Vilnius. O pentacampeão Brasil (cujo último troféu veio em 2012) está no Grupo D e enfrenta o Vietnã na estreia em Klaipeda.

Os campeões em título

Há cinco anos, na Colômbia, a Argentina conquistou sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA, com a Albiceleste derrotando a Rússia por 5 a 4 na final. Antes disso, apenas o Brasil (recordista com cinco títulos) e a Espanha (dois títulos) haviam vencido o torneio. Conversamos com o número 10 da Argentina, Constantino Vaporaki, que marcou o gol da vitória na final, sobre os efeitos que a vitória na Copa do Mundo teve no país.

“O futsal avançou muito na Argentina. Você pode ver isso em nível de liga – os jogos são de maior qualidade, há maior intensidade e as equipes podem competir em igualdade de condições em competições internacionais.” Constantino Vaporaki

Você quer fazer parte do torneio? Inscreva-se para ser um voluntário!

A FIFA está procurando voluntários para o torneio de 12 de setembro a 3 de outubro de 2021 nas cidades de Kaunas, Vilnius e Klaipeda.

Procuram voluntários para trabalhar em vários departamentos, incluindo acreditação, atendimento ao público, transporte e gestão de voluntários. Nenhuma experiência necessária, todos são bem-vindos. Acesse a Plataforma de Voluntários da FIFA para saber mais sobre as diferentes funções. Clique AQUI para fazer a inscrição.