Ao contrário das duas últimas edições, iniciadas com os ginásios vazios em função da pandemia, a 27ª edição da LNF terá a presença de público desde seu início, no próximo dia 25. Em 2022 serão 22 clubes na competição mais disputada da modalidade em busca do título, atualmente de posse do Cascavel. Todas as partidas terão transmissão ao vivo.

Cinco estados possuem representantes no campeonato. A fórmula de disputa retorna ao formato tradicional em turno único na primeira fase, com todos os times se enfrentando. Os 16 melhores avançam para os Playoffs.

Na galeria dos campeões, o Rio Grande do Sul desponta na frente com nove títulos: o Inter, primeiro a erguer o caneco em 1996, três da Ulbra e cinco da ACBF, campeã pela última vez em 2015 e que conta agora com Roni, artilheiro de 2021 com 19 gols. São Paulo é o estado que vem a seguir com seis conquistas: Santos e Corinthians com uma, Magnus e Intelli, bicampeões. Com maior número de participantes, sete no total, o Paraná defende o título do Cascavel. O Pato aposta na volta de Sérgio Lacerda, bicampeão pelo clube em 2018 e 2019. Em Santa Catarina são cinco equipes, destaque para o Jaraguá, tetracampeão e o Joinville, vencedor em 2017. Completam a lista de campeões, o Vasco em 2000 e o Atlético-MG, bi em 1997 e 1999.

Sonham, por outro lado, provar o gosto do título pela primeira vez, 14 equipes: Assoeva e Atlântico chegaram perto, mas perderam na final. Joaçaba, Tubarão e Blumenau em Santa Catarina; Umuarama, Marechal, Marreco, Foz Cataratas e Campo Mourão, no vizinho Paraná, além da dupla mineira Minas e Praia Clube, jamais atingiram a façanha. Do Interior paulista vem o São José e a novidade em 2022, o Taubaté, que completa o grupo de postulantes ao inédito troféu.

Tal qual a tradição da LNF, a SporTV firma a parceria com a Liga nas transmissões das partidas. A cada rodada, a emissora fará a cobertura exclusiva de um jogo. Todos os demais serão transmitidos ao vivo pela LNFTV para quem adquirir o pacote Pay-per-view. Nas semifinais e finais, os dois canais realizam a transmissão.

Mauricio Moreira

O Cascavel defenderá o título da LNF nesta temporada. Foto: Mauricio Moreira

Confira abaixo os representantes por estado

Rio Grande do Sul: ACBF, Atlântico e Assoeva

Santa Catarina: Joinville, Jaraguá, Joaçaba, Blumenau e Tubarão

Paraná: Umuarama, Cascavel, Campo Mourão, Pato, Marreco, Foz Cataratas e Marechal

São Paulo: Magnus, Corinthians, Santo André Intelli, São José e Taubaté

Minas Gerais: Praia Clube e Minas

 

Tabela da 1ª Rodada

ACBF x Taubaté

Santo André Intelli x Atlântico

Cascavel x Marreco

São José x Minas

Magnus x Umuarama

Tubarão x Corinthians

Joaçaba x Jaraguá

Marechal x Praia Clube

Foz Cataratas x Assoeva

Campo Mourão x Pato

Joinville x Blumenau