Um profissional que exige muito dos atletas, que busca a excelência e faz com que todos ao seu redor busquem sempre o crescimento na carreira. Esse é o perfil do técnico Fernando Malafaia e em entrevista à Folha do Mate, ele avaliou o início de temporada e projetou a Taça Brasil de futsal, em Carlos Barbosa.

O técnico Fernando Malafaia vai para a sua terceira temporada completa em Venâncio Aires e, logo de cara, encara uma semana intensa com a disputa da Taça Brasil.

O certame não é novidade para o profissional que já disputou a Taça Brasil em três oportunidades, sendo uma vez vice-campeão e outra eliminado na semifinal. O período de pré-temporada tem sido intenso e o título da Supercopa, em Capão da Canoa, foi importante por diversos fatores. “A Supercopa teve uma dimensão bacana, mas o mais importante é que nós não abdicamos da pré-temporada. A comissão técnica manteve os trabalhos físicos com os jogadores e vimos que eles sentiram em alguns momentos essa rotina de treinamentos. No ano passado, a mesma tática foi adotada e conquistamos três títulos. Esperamos seguir assim”, disse.

Objetivo

A Taça Brasil, em Carlos Barbosa, será especial para a Assoeva/Unisc/ALM pelo fato de ser a estreia da equipe no certame. Malafaia é enfático ao dizer o seu objetivo na competição. “Como profissional, o meu objetivo é o de sempre conquistar títulos. Nós precisamos estar, no minimo, entre os quatro melhores da Taça Brasil e sabemos da importância desse fator”, explica.

Como a Assoeva começou a pré-temporada mais tarde que alguns adversários, o trabalho de preparação dos jogadores é estudado para evitar lesões e que os jogadores possam atuar da melhor maneira para o atual período.

Adversários

O torcedor que olha para a tabela de jogos da Assoeva na Taça Brasil vê times desconhecidos, como Moita Bonita e Balsas. O Goiás talvez seja relacionado ao futebol de campo e o Corinthians, por disputar a LNF, é conhecido dos fanáticos torcedores.

Para o técnico Fernando Malafaia, a Assoeva não terá vida fácil na primeira fase da competição. “As pessoas acham que a nossa chave é a mais fácil, mas elas estão enganadas. O Moita Bonita, que enfrentamos na estreia, é um time que está há muito tempo na praça, com uma base formada. O Goiás tem um trabalho fenomenal, segue com um mesmo treinador. O Balsas vem com um time formado aqui, que é o diferente. E o Corinthians deu uma renovada no grupo, mas segue como uma potência”, avalia.

A classificação para a Taça Brasil é a partir dos campeonatos estaduais e, para o técnico da Assoeva, o fato de a Liga Nacional ser focada em uma região do país faz com que os torcedores não tenham a dimensão da abrangência que o futsal tem. “A Taça Brasil mostra ao público salonista trabalhos realizados em outros estados, que não estão inseridos no eixo Sul-Sudeste que disputam a Liga Nacional”, cita Malafaia.

Caminho

Para o técnico da Assoeva, o caminho para avançar de fase começa na primeira rodada. “Você tem um passaporte mais facilitado para a semifinal a partir de uma vitória na primeira rodada. Começando com triunfo, até a terceira rodada você se mantém vivo”, dá a fórmula para o sucesso.

Experiência

O grupo da Assoeva conta com alguns jogadores que já disputaram a Taça Brasil e outros que vão estrear na competição. Para Malafaia, o plantel é experiente e vai saber encara as dificuldades. “Alguns jogadores do grupo já disputaram a Taça Brasil, eu já participei em três oportunidades – cheguei na semi e na final. É uma competição de nível altíssimo, com jovens e desconhecidos valores. Fato que torna ainda mais problemático pela falta de informação sobre os adversários”, explica.

Fórmula de disputa

A primeira fase da Taça Brasil começa na segunda-feira, 29, e segue até sexta-feira, 4. São dez times, divididos em duas chaves, que jogam dentro da própria chave e os dois melhores se classificam para a semifinal.

Nos cinco primeiros dias, cada equipe terá um dia de folga. A fase semifinal será disputada no sábado, no cruzamento entre o primeiro e o segundo colocado das chaves.

As equipes são provenientes de nove estados.

O atual campeão da Taça Brasil é o Jaraguá, que venceu o certame em casa e abriu boa vantagem no histórico de triunfos.

História

O município de Carlos Barbosa vai sediar a 43ª edição da Taça Brasil. Essa é uma das competições mais tradicionais organizada pela Confederação Brasileira. O maior campeão é o Jaraguá, com sete títulos. O estado que mais teve triunfos foi Santa Catarina com dez.

O Rio Grande do Sul já teve sete títulos., divididos entre a extinta Exuta, com três, ACBF, com dois, Internacional e Atlântico, com um título cada.

Notícia: Daniel Heck
Imagem: Roni Muller/ Folha do Mate