Yuri Gomes

Treino da tarde da Seleção Brasileira de Futsa. Foto: Yuri Gomes

O jargão do mundo da bola diz que ‘treino é treino e jogo é jogo’. Mas, por vezes, os treinamentos são tão importantes quanto os confrontos oficiais. Quem endossa esse discurso é Marlon, atleta da Seleção Brasileira de Futsal. Concentrado com o restante do grupo para uma semana de preparação, em Sorocaba (SP), o fixo do Palma (ESP) explicou a importância de uma janela dedicada apenas ao aprimoramento do elenco.

Com a experiência de quem disputou a Copa do Mundo FIFA da Lituânia, Marlon destacou que um período exclusivo de treinos se traduz em atividades de maior intensidade e um elenco mais entrosado para os compromissos futuros. De acordo com o fixo, a janela de preparação na Arena Sorocaba, no CT do Magnus, tem sido de extrema importância para o elenco brasileiro.

“A intensidade tem sido muito forte, é o que a gente quer mesmo. Tem uma importância imensa vir e fazer treinamentos, porque é o que normalmente falta, não se tem tanto tempo para treinar. Estar junto com seu companheiro, às vezes ter tempo de combinar uma coisa durante um treinamento. Então esses treinos são superimportantes. Estamos indo por um caminho bem bacana, com uma intensidade bem alta, e é assim que a gente tem de trabalhar”, exaltou, em entrevista ao site da CBF, antes de complementar seu raciocínio.

“Muitas vezes quando temos jogos, não dá tempo de treinar em uma intensidade como está sendo aqui, senão pode se desgastar, e não podemos chegar assim em um jogo. Mas assim, com uma semana só de treinamentos, você acaba ganhando aquela segundo que no futsal faz total diferença, de já ter algo combinado, ensaiado. Saber como seu colega gosta de jogar, é de muita importância”, completou.

A Seleção Brasileira finaliza o período de treinamentos no dia 20 de dezembro (segunda-feira). A janela em Sorocaba serve como preparação para a Copa América, agendada para janeiro de 2022, no Rio de Janeiro.