Ronald Felipe

Minas mantém a tradição de fazer times fortes na base. Foto: Ronald Felipe

Após superar o anfitrião Balsas Futsal nas quartas de final e o Santa Cruz na semi, o Minas enfrentou neste sábado (11/9) o seu último adversário da Taça Brasil de Futsal sub-17, o Clube do Remo. Em partida válida pelo título da competição nacional, a equipe mineira saiu na frente no primeiro tempo, e apesar de ensaiar uma reação, o time do Pará não conseguiu superar a boa atuação dos jovens minastenistas, consagrando assim o Minas sub-17 como campeão nacional pelo placar final de 4 a 1.

Saindo da fase de grupos como líder do Grupo A, o Minas teve dois grandes desafios na sua frente antes das finais: as quartas de final contra o time anfitrião e a semi contra a grande equipe do Santa Cruz.

O primeiro embate, válido pelas quartas de final, aconteceu na última quinta-feira (9/9) e, seguindo as previsões, o duelo contra o Balsas foi extremamente disputado. A equipe mineira começou muito bem, em alta intensidade já garantindo a vantagem no primeiro tempo. Na segunda etapa, o time anfitrião buscou a reação e tentou levar para a prorrogação, mas, no final, o Minas se defendeu bem, conquistando a classificação com o placar de 3 a 2, os autores dos gols foram: Léo, Erick e Rafael.

Na semifinal, o Santa Cruz, adversário do Minas, vinha confiante de uma goleada por 7 a 2 nas quartas de final. Apesar do desafio, a equipe mineira não teve medo e jogou de igual para igual, buscando sempre pressionar o Santa Cruz atrás de oportunidades para marcar gols. No final da partida, o Minas saiu com a vitória por 4 a 3, gols de Alex (2), Léo e Vitão. Este resultado deu a vaga na final para a equipe mineira, diante do Clube do Remo.

Coroando o sábado (11/9) com um duelo de gigantes, a partida entre Minas e Remo começou intensa, com ambos os times buscando abrir o placar. Nesta disputa quem levou a melhor foi o Minas, que assim que fez o primeiro gol da partida, continuou pressionando o clube do Pará.O Remo ensaiou uma reação durante toda a partida, porém, após dois gols seguidos da equipe minastenista, a vitória para o Clube mineiro estava sacramentada.

O título nacional foi conquistado pela equipe da Rua da Bahia em uma vitória por 4 a 1, os gols foram de Alex, Erik, Léo e Guilherme.

Além do bom resultado na fase final, é impossível não destacar o feito histórico dos jovens do sub-17, eles conquistaram o título da maior competição nacional da categoria de forma invicta, mantendo a tradição do Minas como um Clube formador, que colhe conquistas desde as categorias de base.

Diogo, técnico do sub-17 aproveitou para destacar como o trabalho multidisciplinar do Clube levou a este título. “É uma conquista compartilhada, temos que enaltecer o trabalho de todo o departamento de futsal do Clube, de todos os treinadores, do sub 12 ao adulto, nosso curso de futsal, onde muitos atletas vieram de lá, nossa área multidisciplinar que nos auxiliam dentro deste processo, com preparação física, nutrição, psicologia, terapia, ciências do esporte e todos os outros setores do Clube que sempre trabalham juntos. É um título de muitas mãos, não é apenas os atletas e a comissão técnica. Estávamos buscando este título há 10 anos e conquistamos ele de uma maneira invicta, com 100% de aproveitamento. Isso mostra ainda mais o nível de jogo apresentado pelos jovens atletas e o nível de maturidade dentro de quadra”, disse o professor.

O técnico aproveitou para citar o alto nível da competição e como o Minas se manteve constante nos jogos, fazendo esta campanha invicta. “Por se tratar da competição mais importante do país, onde as principais equipes e campeões estaduais da categoria estavam, isso fez com que a gente tivesse de ter um nível elevado de maturidade nas partidas, evitando oscilações nestes confrontos difíceis, no final, esta estabilidade e maturidade foram nossas maiores virtudes dentro dos jogos”, finalizou Diogo.

Agora, o elenco retorna a Belo Horizonte, onde continuarão os treinamentos para as próximas competições e até mesmo para integrar o elenco principal na LNF.

 Taça Brasil de Futsal Sub-17

6/9 – Minas (MG) 4 x 3 Olaria (RJ) – São Luís (MA)

7/9 – CAD Coroado (MA) 4 X 11 Minas (MG) – São Luís (MA)

8/9 – Minas (MG) 5 x 4 Uirapuru (MT) – São Luís (MA)

9/9 – Quartas de final – Minas 3 x 2 Balsas  – São Luís (MA)

10/9 – Semifinal- Minas 4 x 3 Santa Cruz  – São Luís (MA)

11/9 – Final – Minas 4 x 1 Clube do Remo  – São Luís (MA)