Thamires Flores

Diversão e descontração em jogo das mulheres na ACBF. Foto: Thamires Flores

As companheiras dos atletas e membros da comissão técnica da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) tomaram o lugar em quadra, pelo menos por algumas horas. No domingo (15/07), no Centro Municipal de Eventos, elas vestiram a camisa laranja e participaram de um jogo festivo. Os jogadores da ACBF prestigiaram da arquibancada.

O “Jogo das Esposas: Agora é a Vez Delas” é uma atividade proposta pelas psicólogas Andrieli Martelo e Andriele Wolfart. O objetivo foi integrar a família dos profissionais ao contexto esportivo.

As companheiras reproduziram todo o ritual deles em um dia de jogo. Desde o fardamento no vestiário principal, até o aquecimento rigoroso antes da partida, orientado pelo preparador físico da equipe, Alexandre Baldasso. A entrada das meninas em quadra teve ao fundo o hino oficial da FIFA, tradicional no protocolo da LNF.

Thamires Flores

Agora é a vez delas. Desafio na ACBF contou com aquecimento e um jogo de futsal. Foto: Thamires Flores

Em quadra, o técnico Marquinhos Xavier orientou o time laranja, enquanto o auxiliar Edgar Baldasso comandou a equipe verde. Os preparadores de goleiros Guaíba e Itamar Nielsen ficaram no gol. Com a bola rolando, teve bastante empenho das mulheres e muita torcida na arquibancada. No fim, o jogo terminou empatado em 3 a 3.

Para a psicóloga Andrieli Martelo, a atividade foi considerada um sucesso. “A resposta que tivemos foi muito positiva. As esposas e namoradas e também os atletas, entraram na brincadeira e vivenciaram, mesmo que em um nível menor, os desafios diários que cada um exerce”, explicou.

Thamires Flores

Jogadores da ACBF acompanham da arquibancada evento realizado para as mulheres. Foto: Thamires Flores

“A atividade foi um reflexo do relacionamento que existe entre os atletas. Trata-se de um grupo engajado e assim fizeram as esposas e namoradas. Estiveram engajadas na atividade, entraram na brincadeira, concentraram no aquecimento, não tiveram medo do jogo e dos possíveis erros. Mostraram que se os cônjuges não entram em quadra para perder, elas também não. Claro, no intervalo do jogo, uns minutos para amamentar, para abraçar o filho, brincar com a torcida, cobrar melhor a arbitragem”, destacou.

Para Andrieli a atividade proposta foi muito proveitosa e também serviu para quebrar o ritmo intenso de treinos de forma agradável e em família. “Foi um momento de diversão, troca de papéis e de gratidão. A família é essencial, sua participação e compreensão faz toda a diferença. É uma via de mão dupla, em um jogo a cooperação de todos em quadra”, finalizou.