Renato Farias Anastácio é carioca da Mangueira, Rio de Janeiro, joga em um grande time de Santa Catarina e começou no futsal na cidade maravilhosa. Um rápido e pequeno registro da caminhada do ala do Joinville até brilhar nas quadras do futsal brasileiro. Renatinho, enquanto a LNF não retorna, pensa nos Playoffs e, de longe, manda energia positiva para os companheiros de clube que defendem as cores do Brasil no Mundial da Lituânia.

Juliano Schmidt

Renatinho em partida do Joinville na LNF2021. Foto: Juliano Schmidt

Como foi o seu início no futsal?

Meu início foi na categoria sub 7 na Vila Olímpica da Mangueira, no estado do Rio de Janeiro. Foi um início bem difícil pois os treinos eram à noite e meu pai tinha que sair do trabalho correndo para poder dar tempo de me levar. Era bem cansativo pois os treinos acabavam tarde e no outro dia tinha que ir para a escola e meu pai trabalhar. Me lembro que na maioria das vezes eu voltava na “carcunda” (sic) dele dormindo, mas graças a Deus hoje olho para trás e vejo que valeu a pena todo esse esforço.

Como avalia a última rodada da LNF?

Um jogo difícil fora de casa contra o Blumenau, que é um adversário que precisa vencer para classificar. Então, essa última rodada vai ser muito importante pra gente já entrar no mata-mata da Liga vindo de um jogo forte.

Quais são os adversários mais fortes pela frente?

Quando chega a fase de mata-mata todos os jogos são difíceis, zera tudo e praticamente começa um campeonato novo.

O que está achando do Brasil no Mundial?

Fez uma boa estreia e ganhou bem de uma equipe que era a mais forte do grupo que era a República Tcheca. Torcer por uma vitória nas quartas e seguir em busca do título. Minha torcida especial é pelos meus companheiros de equipe que estão lá: Willian e Dieguinho.

O Joinville está em terceiro lugar na chave B da LNF, atrás da líder ACBF e do Cascavel, e não consegue mais atingir a pontuação dos rivais. Na última rodada, no dia 9 de outubro, o tricolor visita o Blumenau, em jogo marcado para às 14h. Chance para Renatinho matar a saudade de entrar em quadra ao lado dos colegas e retomar a caminhada na competição.

O Brasil está classificado para as Quartas de Final da Copa do Mundo após vencer o Japão por 4 a 2. O próximo adversário será o Marrocos, no domingo às 10h, com transmissão ao vivo da Globo e SporTV.