O Brasil conquistou, no último fim de semana, o inédito título feminino no Mundial de Futsal de Surdos, que aconteceu na cidade de Winterthur, na Suíça. Na final, as brasileiras derrotaram a Polônia por 4 a 0, fechando com chave de ouro uma campanha com 100% de aproveitamento. No torneio masculino, os brasileiros terminaram em sétimo, melhor colocação do país na história.

Divulgação

Brasil conquista o Mundial de Futsal de surdas na Suíça. Foto: Divulgação

Esta foi a quinta edição do Mundial de Futsal para atletas com deficiência auditiva. A modalidade não está incluída no programa da Paralimpíada.

Na fase de grupos, as brasileiras aplicaram goleadas sobre Suíça (17 a 0), Tailândia (7 a 0) e Holanda (11 a 0). Nas quartas de final, a vítima foi o Japão, derrotado apenas por 2 a 1. A vaga na decisão foi garantida graças a uma vitória por 8 a 4 sobre a Alemanha na semi.

Divulgação

Comemoração das brasileiras após título mundial. Foto: Divulgação

A seleção do Brasil contou com 14 atletas sob comando do técnico Vanderlan da Silva. As brasileiras Laelen Brizola e Stefany Krebs ganharam, respectivamente os prêmios de melhor jogadora do Mundial e melhor jogadora sub 21 da competição.

A campanha do Brasil no feminino

Fase de Grupos
Brasil 17 x 0 Suíça
Brasil 7 x 0 Tailândia
Brasil 11 x 0 Holanda

Quartas
Brasil 2 x 1 Japão

Semifinal
Brasil 8 x 4 Alemanha

Final
Brasil 4 x 0 Polônia

Resumo
6 jogos, 6 vitórias
49 gols marcados, 5 sofridos