Em entrevista ao portal da FourFourTwo (‘QuatroQuatroDois’, em alusão ao sistema tático), uma das revistas de futebol mais famosas do mundo, o camisa dez da seleção afirmou que o futsal “teve forte influência” sobre ele enquanto crescia. Ainda elegeu seu maior ídolo – e amigo – na modalidade e explicou a transição da quadra para o campo.

Vídeo
Na época em que o Neymar Jr. ainda não cantava, só jogava futsal, o Fernando Meligeni trabalhava na TV Cultura e fez uma matéria com o jovem craque

Veja algumas perguntas e respostas traduzidas da entrevista original (e completa que você encontra aqui) do veículo inglês:

FourFourTwo – Você é um jogador muito habilidoso. Como você se tornou o jogador que é hoje?

Futsal teve uma forte influência em mim quando estava crescendo. É um jogo que exige muito e me ajudou muito a desenvolver minha técnica, velocidade de pensamento, e habilidade para fazer os movimentos em espaços apertados. Eu acho que futsal é parte fundamental na vida de um jogador de futebol.

FourFourTwo – Porque você acha isso?

Quando você está jogando é forçado a pensar rápido e agir mais rápido ainda – se você perder um segundo, a bola estará perdida. É um jogo mais dinâmico e veio a calhar em Barcelona. Quando nós jogamos não tem muito espaço no campo então você precisa reagir rapidamente no campo. Não resta dúvida que o futsal me ajudou muito na minha carreira, é uma das grandes paixões da minha vida. Eu amava jogar, mas, infelizmente, eu tive que parar quando tinha 13 ou 14 anos para me desenvolver como jogador de campo.

FourFourTwo – Qual a sua memória mais simbólica desta época na sua vida?

Eu me lembro de com apenas sete anos de idade quando ganhei meu primeiro prêmio individual, que foi um sentimento muito especial como criança. Eu estava estreando pela Portuguesa (Santista) e nós terminamos em terceiro em um torneio de futsal. Marquei 23 gols.

FourFourTwo – Foi difícil migrar do futsal para o futebol?

Não muito. Comecei a jogar futebol com onze, então combinei futebol e futsal até os 14. Me lembro que chegou um momento, em que não podia jogar os dois. Tinha que escolher um deles e escolhi o futebol. É engraçado, ainda me lembro do meu pai assistindo todos meus jogos de futsal e fazendo comentários sobre como eu jogava, mesmo eu sendo tão novo.  Ele sempre esteve lá acompanhando tudo.

FourFourTwo – Quem é o seu ídolo no futsal?

O Falcão, sem dúvida. Ele é um dos atletas que mais me inspiram. Nós temos uma relação muito próxima, ele é uma daquelas pessoas que, quando entram na sua vida, você vai querer manter. Como jogador de futsal, Falcão é o melhor de todos os tempos, ele é fora de série. Além de ser meu amigo, ele é fera.