LNFS

Jogadores comemoram a conquista. Foto: LNFS

Depois de vencer o primeiro jogo da final por 4-1, Peñarol foi atingido com um empate em 2-2 contra o Boston River no segundo jogo para aumentar sua invencibilidade para 48 jogos, vencer o tricampeonato uruguaio de Futsal e se classificar para a Copa Libertadores, que será disputado no final de abril de 2022 na Argentina.

O ‘Aurinegro’, que conquistou o décimo segundo título, não teve nada fácil contra o ‘Alfaiate’ que estava duas vezes à frente, levou o mirasol contra as cordas e ainda, a 45 segundos do fim, o final poderia ser outro. A equipa comandada pelo argentino Hernán Basile mostrou durante o campeonato que tem muitas virtudes, embora precisamente neste dia não tenha conseguido mostrar a sua melhor versão. Mais do que tudo no primeiro tempo, em que Boston cortou os circuitos de jogo e o levou a uma dinâmica mais tática e posicional do que golpe a golpe. E, como se não bastasse, em uma das primeiras jogadas perigosas que a equipe de alfaiates fez diante do gol rival, o talentoso Víctor Rodríguez apareceu para acertar a primeira.

A vantagem mínima foi estendida até a média do segundo tempo, momento em que Alejandro Aunchayna condenou com um grande tiro para fazer o 1-1. Até então, e mais tarde, a tarefa de Christian Gaitán no gol do Boston era sensacional.

Nos três minutos finais veio o melhor da partida, com o Boston, comandado por Nicolás Moliterno, a marcar a segunda por Franco Fuentes, encerrando um pontapé de canto. Mas apesar da vantagem, a equipe marcou a quinta falta e não soube cuidar disso. Um pouco depois os árbitros marcaram o sexto e, do pênalti longo, Ignacio Salgués não perdoou e converteu o 2 a 2 final que deu o título ao Peñarol.

É a terceira vez consecutiva que a fundição a carvão conquista a taça do Campeão Uruguaio da Primeira Divisão, que nesta temporada leva o nome do árbitro Andrés Pollero, homem muito amado e respeitado pelo povo da disciplina, que foi assassinado há pouco tempo atrás. um ano. Não só no jogo foi contundente, mas também nas estatísticas: alcançou 14 vitórias e três empates na temporada. Mas a invencível vem de longa data e já é histórica no futsal uruguaio. Os aurinegros não perdem desde o primeiro semestre de 2019, quando caíram para o Nacional pela primeira rodada do uruguaio daquele ano.