O pivô Thiago Bolinha, de 32 anos, segue fazendo história pela Seleção do Azerbaijão. Naturalizado Azeri desde 2016, o jogador se tornou o terceiro maior artilheiro da história da seleção de futsal do país. A marca veio junto com as três vitórias seguidas do Azerbaijão na etapa de qualificação das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo FIFA de Futsal 2020.

Divulgação

Thiago Bolinha em ação pela Seleção do Azerbaijão. Foto: Divulgação

Recentemente, o Azerbaijão venceu Moldávia, por 3 a 1, Montenegro, por 3 a 2, além da Eslováquia, pelo placar de 2 a 0. A seleção segue para a próxima fase das Eliminatórias da UEFA. “É um motivo de orgulho estar entre os três maiores goleadores. Tenho esse objetivo de ser o maior artilheiro da história do Azerbaijão em competições oficiais e disputar a próxima Copa do Mundo FIFA de Futsal. Lógico, que para isso, o trabalho em conjunto vai fazer toda diferença”, comentou.

No Brasil, Thiago Bolinha vestiu a camisa de equipes como Maringá (PR), Joinville (SC), São José (SP), Tubarão (SC) e Marreco (PR). Fora do país, jogou no Tulpar (Cazaquistão), Araz (Azerbaijão) e atualmente defende o Norislk Nickel, time do extremo norte da Rússia. “Embora more e treine em Moscou, os jogos da equipe são realizados no extremo norte da Rússia, onde já peguei – 50 graus. A curiosidade é que lá existem dois meses que só fica noite, considerada a Noite Polar, e dois meses que só fica dia, considerado o Dia Polar. Esta é minha segunda temporada pelo clube russo, após dois anos no Araz, equipe do Azerbaijão”, disse.

Divulgação

Brasileiros defendem o Azerbaijão. Foto: Divulgação

Depois que fez o passaporte azeri, Thiago Bolinha vem sendo convocado constantemente para a seleção local. No Azerbaijão, ele tem a companhia dos brasileiros Vassoura, ex-jogador do Pato Futsal (PR), e Edu, que já atuou no Petrópolis (RJ). Os três disputaram a fase de classificação europeia recentemente. Além deles, os brasileiros Poletto (ex-Jaraguá), Fineo (ex-São José) e Galo (ex-Atlântico) também são naturalizados azeri.

O Azerbaijão fica na Eurásia, ao lado da Turquia e a beira do Mar Cáspio. Os maiores artilheiros da história do futsal do país têm 26 e 24 gols. Thiago Bolinha tem 18 gols. Se depender da vontade e da boa fase do pivô brasileiro, que entrou para a seleção dos craques da última fase das eliminatórias, ao lado do astro português Ricardinho, o Azerbaijão, em breve, terá um brasileiro no topo dos goleadores.