A Seleção Nacional de futsal de Portugal venceu esta segunda-feira, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, a Noruega, por 7-1, garantindo assim o primeiro lugar do Grupo 8 de qualificação e a classificação direta para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

A Equipa das Quinas, que ostenta o título de campeã da Europa, marcará presença na fase final de um Europeu pela 10.ª vez na sua história, a nona de forma consecutiva. Portugal atingiu duas vezes a final da competição e em quatro ocasiões as semi-finais da prova. Desde 2003 que o conjunto luso não falha a presença em fases finais de grandes competições. Recorda-se que Portugal também tem garantida a presença no próximo Campeonato do Mundo a disputar em 2021, na Lituânia.

A Equipa das Quinas entrou controlou o jogo desde o apito inicial. Quando André Galvão inaugurou o marcador já tinham sido muitas as tentativas de com perigo à meta adversária. A Noruega respondeu segundos depois na primeira situação de perigo que criou, com Petter Høvik a empatar o encontro. Aos 11 minutos, a formação lusa voltou a liderar o marcador, graças ao gol de Afonso e à entrada do minuto 13 Bruno Coelho, que ampliou a vantagem. Aos 16 minutos Fábio Cecílio voltou a estar perto de marcar, mas a bola bateu no poste e saiu. Quem marcou mesmo foi Tiago Brito instantes depois e Portugal foi em vantagem, por 5-1, ao intervalo.

No segundo tempo o conjunto orientado por Jorge Braz voltou impondo sua for.a. André Coelho e Afonso ampliaram o marcador.

Portugal e Noruega voltam a medir forças na próxima quarta-feira, pelas 18h00, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha. O encontro conta para a sexta e última jornada do Grupo 8 de qualificação e pode ser acompanhada em direto no Canal 11.

Ficha de Jogo

Grupo 8 Qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022 – 5.ª Jornada

Pavilhão Municipal da Torre da Marinha

Árbitros: Norbert Szilágyi e Péter Zimonyi (Hungria).

Terceiro árbitro: Rúben Santos (Portugal).

Noruega (cinco inicial): Kenneth Rakvaag – Cap, Sindre Welo, Christopher Moen, Christopher Moen e Morten Wermåker.

Suplentes: Andreas Ajer, Lars Røttingsnes, Sondre Pernes, Richard J. Halvorsen, Adrian Skinlo e Blerim Redzepi.

Treinador: Silvio Crisari.

Portugal (cinco inicial): Edu; João Matos – Cap, Erick, Bruno Coelho e Fábio Cecílio.

Jogaam ainda: Bebé, André Coelho, Afonso, Mário Freitas, Miguel Ângelo, Pauleta, Tiago Brito, André Galvão e Zicky.

Treinador: Jorge Braz.