André Sanano

Portugal lidera chave na Euro. Foto: André Sanano

A Seleção Nacional de Futsal do Portugal conquistou  nesta terça-feira, uma vitória categórica frente à República Tcheca, por 5-1, na sua quarta partida de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022. Com este triunfo no Atlas Arena, em Lodz (Polónia), a Equipa das Quinas passou a somar oito pontos no Grupo 8 (fruto de duas vitórias e dois empates), um ponto a mais que tchecos e polacos. A Noruega, o próximo adversário de Portugal ainda não tem qualquer ponto.

O primeiro sinal de perigo na partida foi para a equipa tcheca, no primeiro minuto, mas foi Pany que foi feliz no primeiro chute luso ao gol tcheco, abrindo o marcador no decorrer do segundo minuto.

A formação tcheca respondeu com um arremate perigoso, mas Vítor Hugo, com uma excelente defesa evitou o empate. Aos seis, David Drozd assustou com um chute na trave. No mesmo minuto, Tiago Brito respondeu com um bom chute, interceptado por um jogador contrário, e ao minuto sete acertou na trave.

Afonso, aos oito minutos também fez a bola acertar na trave – com pouco ângulo, depois de passar pelo goleiro, acertou no ferro junto à linha de fundo. Afonso viria a marcar no minuto seguinte, ampliando a vantagem lusa para dois golos. Ao minuto 10 foi a vez de Vítor Hugo voltar a brilhar com duas grandes defesas.

Aos 12 minutos, Zicky, mesmo depois de ter sofrido falta, esteve perto de marcar.  O árbitro não marcou em primeiro instante, mas apitaria para um livre perigoso – Após boa cominação entre Bruno Coelho e Tiago Brito, a bola foi parar aos pés de André Coelho que rematou para o 3-0. Vítor Hugo voltou a estar em plano de evidência evitando males maiores para as redes lusas.

A 20 segundos do final, o árbitro dinamarquês assinalou pênalti após toque na mão de Erick que Tomáš Koudelka aproveitou para reduzir para 1-3.

Portugal entrou melhor no segundo tempo e no primeiro minuto, Bruno Coelho fez o 4-1. O ala apareceu na cara do guardião adversário e chutou a bola para um gol de belo efeito. Aos 32 minutos Bruno Coelho finalizou o placar.

Com este triunfo, a Equipa das Quinas passou a somar oito pontos no Grupo 8 (fruto de duas vitórias e dois empates), mais um que checos e polacos. A Noruega, o próximo adversário de Portugal ainda não tem qualquer ponto.