Guilherme Mansueto

Ricardinho comanda treino do Sorocaba. Foto: Guilherme Mansueto

Às vésperas de iniciar a disputa da quarta semifinal consecutiva da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Magnus encerrou a preparação antes da viagem de mais de 15 horas de ônibus do interior de São Paulo até Foz do Iguaçu, no Paraná, local da partida contra o Foz Cataratas, no próximo domingo, às 11h (de Brasília).

Na avaliação do técnico Ricardinho, o Magnus precisa segurar o bom desempenho do Foz atuando em casa para manter a vantagem no duelo decisivo no interior de São Paulo.

– A campanha do Foz fala por si só, talvez seja a equipe que melhor jogue em casa. É bom para o espetáculo, vamos sofrer jogando lá até porque foram o melhor ataque da primeira fase. Temos que jogar o que sempre jogamos para sair de lá com uma vantagem ainda maior – analisa Ricardinho.

Para chegar à semifinal, o Magnus precisou eliminar o Joinville nas quartas de final. No jogo de ida, disputado em Santa Catarina, o time paulista venceu por 3 a 2. Na volta, no interior de São Paulo, o Joinville deu o troco, venceu no tempo normal e levou o confronto para a prorrogação. No tempo extra, os donos da casa venceram e avançaram. Ao todo, em 16 jogos na Liga Nacional, o Sorocaba tem campanha de nove vitórias, quatro empates e três derrotas.

– Temos sempre o aprendizado. Tínhamos o jogo controlado e um jogo desse não poderíamos ter tomado quatro gols. Saímos vitoriosos pela partida que fizemos lá. Esse aprendizado fica para podermos colocar em prática na sequência.

O Foz Cataratas eliminou o São José nas quartas de final ao empatar no interior de São Paulo e vencer atuando em casa. Em 16 jogos na Liga Nacional, o Foz tem nove vitórias, três empates e quatro derrotas.

Por ter melhor campanha no geral, o Magnus tem a vantagem de fazer o segundo e decisivo jogo em casa. Além disso, o empate em caso de prorrogação classifica o time paulista para a final da competição.

Para a primeira partida da semifinal da Liga Nacional, o Magnus terá dois importantes desfalques: o goleiro Djony, lesionado, e o ala Leandro Lino, suspenso. Apesar do desfalque de dois jogadores que vinham sendo titulares absolutos ao longo da temporada, o momento é de buscar alternativas dentro do elenco em vez de lamentar as perdas.

– O Djony, infelizmente, não volta mais nessa temporada, agora temos que torcer para ele se recuperar e voltar logo. O Lino é o melhor jogador do futsal brasileiro, vai ser uma perda muito grande e jogamos sem ele na Taça Brasil e conseguimos vencer. Nosso time está preparado, a nossa força é o elenco e vamos suprir essa ausência – disse Ricardinho.

Entre os dois jogos da semifinal da LNF, o Magnus terá confronto diante do São José pelo Campeonato Paulista. A semifinal, em jogo único, ainda não tem data e horários confirmados pela Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS).

Guilherme Mansueto

Leandro Lino foi expulso contra o Joinville e desfalca o Magnus no primeiro jogo da semifinal da LNF. Foto: Guilherme Mansueto