LNFS

A seleção russa começa como uma das grandes favoritas da Euro 2022. Foto: LNFS

Faz 23 anos que a Rússia conquistou seu último e único Campeonato Europeu, mas a equipe de Sergey Skorovich sempre carrega a bandeira dos favoritos em todas as competições continentais e mundiais. A poderosa equipe russa não poderá confiar em si mesma contra três equipes como Croácia, Eslováquia e Polônia.

RÚSSIA

O eterno candidato chega à Eurocopa depois de cair em uma épica disputa de pênaltis contra a Argentina nas semifinais da Copa do Mundo. Sergei Skorovich dispensou jogadores importantes do elenco como Rômulo, Asadov e Afanasiev em relação à Copa do Mundo e apresenta as novidades de Sokolov e outros dois brasileiros nacionalizados como Nando e Paulinho.

A incansável dupla formada por Robinho e Eder Lima junto com o talento de jogadores como Abramov, Antoshkin, Cishkala, Milovanov ou Niyazov formam um poderoso bloco na Rússia que buscará conquistar seu segundo Campeonato Europeu, depois de vencer o primeiro em 1999 em Granada contra a Espanha.

Como se classificou: Vencedor do Grupo 2 da fase de grupos de qualificação

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: campeão (1999)

Euro 2018: terceiro lugar

Fato-chave: Chegou a cinco das sete finais entre 2005 e 2016

POLÔNIA

Błażej Korczyński enfrenta seu segundo Campeonato Europeu consecutivo com a Polônia. Uma seleção crescente construída com base no campeão polonês, Rekord Bielsko-Biala. Com o guarda-redes veterano Bartłomiej Nawrat, o julgamento de Michał Marek, o talento de Sebastian Leszczak e os golos de Michał Marek, vão procurar uma surpresa frente a equipas muito mais experientes, mas podem ser surpreendidas por uma equipa que trabalhou muito e tem um grande futuro.

Como se classificou: vencedor do Grupo C na pré-eliminatória; segundo no Grupo 8 da fase de grupos de qualificação

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: fase de grupos (2001, 2018)

Euro 2018: fase de grupos

Fato-chave: Manteve 1-1 contra a Rússia no primeiro jogo da fase de grupos de 2018, com Michał Kubik a empatar a nove segundos do final

ESLOVÁQUIA

A equipa de Marián Berky, que combina a sua posição de treinador com a de treinador do campeão eslovaco (Lucenec), é liderada por Tomáš Drahovský, mas o goleador do Industrias Santa Coloma não é o seu único argumento. Uma seleção com qualidade e físico em que também se destacam Gabriel Rick,  Martin Směřička, Matúš Ševčík,  Martin Doša, Martin Zdráhal ou Marek  Karpiak.

Como se classificou: Segundo no Grupo 3 da fase de grupos de qualificação

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: não se classificou

Euro 2018: não se classificou

Facto-chave: já chegou aos play-offs de qualificação para as fases finais de 2014 e 2016

CROÁCIA

Marinko Mavrović soube combinar a experiência com a juventude no regresso dos croatas ao torneio continental. Foi adjunto de Mato Stankovic e também conquistou a medalha de prata no Europeu de Sub-19 e com essa mistura é apresentado para discutir a liderança da Rússia no Grupo. Dario Marinović, jogador do Jimbee Cartagena, atua como líder de um grupo que inclui  Franco Jelovčić, Tihomir Novak, Josip Sutton e  Vedran Matošević. A eles juntam-se a juventude e qualidade de Josip Jurlina, Luka Perić, Kristian Čekol ou Antonio Sekulić.

Como se classificou: Vencedor do Grupo 1 da fase de grupos de qualificação

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: quarto lugar (2012)

Euro 2018: não se classificou

Fato-chave: Um recorde de 14.300 pessoas assistiram à semifinal de 2012 contra a Rússia em Zagreb