Nesta quarta-feira (15), um importante passo foi dado para a evolução do futsal feminino nacional. Direto de Sorocaba (SP), nas dependências do clube Magnus, a Seleção Brasileira Feminina de Futsal realizou sua primeira atividade oficial sob a chancela da Confederação Brasileira de Futebol. Sob o comando do técnico Wilson Sabóia, a equipe fez um treino com bola no turno da manhã.

Durante a atividade, a comissão técnica brasileira comandou treinos físicos, tático e técnicos – com e sem bola. Também foi dada uma atenção especial para as goleiras que, com seus preparadores, treinaram à parte em determinado momento. Para o técnico Wilson, a nova parceria com CBF é motivo de motivação para suas atletas.

“Tudo é novo para a gente, um trabalho que a gente vinha fazendo há cinco anos, com muita competência, uma comissão técnica de altíssimo nível. Mas quando você agrega essa competência à CBF, que é uma entidade muito séria, isso traz responsabilidades, uma preocupação de fazer um bom trabalho, coisa que iremos, sim, fazer. Precisamos de um apoio e esse apoio está sendo dado pela CBF, isso é fundamental para que a gente possa, no processo, obter grandes resultados. O apoio da CBF está sendo dado ao futsal feminino, tenho certeza que vamos ter excelentes resultados, levando o nome do Brasil e do futsal feminino para todos os cantos do mundo”, exaltou o técnico, em entrevista ao site da CBF, antes de falar da importância de uma janela de convocação composta apenas por treinos.

“É muito interessante a gente ter um calendário cheio. Também é importante o treino, costumo dizer que treino é até mais importante do que o jogo. O produto final é o jogo, mas a consequência no jogo, é a competência no treino. Então a gente precisa desse apoio, para que tenhamos muito mais treinos e encontros. Para na hora das competições primordiais, a gente estar com uma equipe bem completa em todos os níveis: técnico, tático, físico e cognitivo”, completou.

Entre as convocadas, Amandinha também celebrou o início das atividades da Seleção sob o comando da Confederação Brasileira de Futebol. Eleita sete vezes a melhor jogadora do mundo e principal destaque da Canarinho, a ala admitiu que a parceria é a realização de um sonho pessoal.

“Primeiramente, hoje é a realização de um grande sonho, poder estar representando o Brasil com esse escudo no peito. Desde aquela primeira reunião, em que fui lá na CBF, conheci toda a estrutura, ali era algo que a gente sonhava: ‘Quem sabe um dia o futsal feminino seja representado pela nossa maior instituição’. E hoje estamos aqui, é o nosso pontapé inicial, é um sentimento indescritível, é sentir o Brasil no peito, representar essa grande nação. Espero que seja a primeira de muitas vezes, é algo que emociona. O final de 2021 é o início de grandes coisas que a gente vai conquistar no ano de 2022”, explicou Amandinha, antes de falar da motivação em vestir o escudo da CBF daqui para frente.

“Com certeza é uma motivação a mais, porque a gente sabe a grandeza que tem a CBF. A gente também sabe a grandeza que é a nossa modalidade, vamos trabalhar ainda mais. Já somos uma modalidade muito vitoriosa, muito trabalhadora. Mas só de estar dentro dessa instituição, que é o que a gente merece, vamos trabalhar em dobro para mostrar o valor do futsal feminino”, concluiu.

A janela de treinos da Seleção Brasileira Feminina de Futsal, se estende até o dia 20 de dezembro (segunda-feira). Durante o período, todas as atividades programadas serão sediadas no CT do Magnus , em Sorocaba (SP).