Em 2021, quando completou dez anos de história, o Taubaté recebeu a notícia que mais aguardava: a participação na LNF 2022. Com tradição no estado de São Paulo, o clube agora, em parceria com a Umbro, se organiza para ter um bom desempenho na competição mais disputada da modalidade.

O projeto teve início em 2011, ainda com o nome de ADC Ford Taubaté, com o objetivo de resgatar o respeito e a credibilidade do futsal da cidade. Naquele ano, foi montada uma equipe de alto rendimento para atuar nos campeonatos da região do Vale do Paraíba.

A iniciativa do ex-jogador André Coutinho, junto com Alan Victor, ex-presidente executivo da ADC Ford, colhe alguns frutos desde então. Todos os anos, o time participa das principais competições do estado, como Liga Paulista (atual vice-campeão) e a Copa LPF (bicampeão em 2017 e 2018).

Na base, o Taubaté recebe crianças a partir dos oito anos de idade, além de apoiar inúmeras atividades sociais na cidade. O projeto conta com a parceira da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida. Em 2022, conta com a equipe adulta, quatro categorias de base masculina (Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12), quatro categorias de base feminina (Sub-20, Sub-18, Sub-16 e Sub-14) e três equipes de iniciação masculina (Sub-10, Sub-9 e Sub-8).

Ednei Rovida

Leandro Reis conversando com o seu auxiliar técnico (de costas), João Paulo Fukuda. Foto: Ednei Rovida

Para a disputa da LNF 2022, a diretoria se mexeu. Os primeiros anúncios marcaram a renovação do ala Vitinho (vice-artilheiro da Liga Paulista 2021) e do goleiro Vitão, além do retorno dos alas Juninho e Felipe Reis. Recentemente, o pivô Fabinho, maior artilheiro do clube, retornou. O goleiro Marcinho foi o último a chegar. No comando técnico da equipe está Leandro Reis.

“A expectativa é a melhor possível. O time vem há alguns anos se preparando para disputar a LNF. Esperamos ser bem competitivos no decorrer da competição”, garante o treinador. A estreia do Taubaté será fora de casa diante da ACBF, o time mais vencedor da história do campeonato, com cinco conquistas.

“São sempre jogos difíceis e então o objetivo será sempre a partida seguinte. Esperamos retribuir o apoio do nosso torcedor e a confiança do nosso patrocinador, que é a Umbro, para fazer uma grande competição”, encerra Reis.

Quando atuar na frente de sua torcida, o palco será o ginásio municipal de São Bernardo do Campo, mesmo local que o Santo André Intelli mandará seus confrontos.