Futsal e Falcão, Falcão e futsal. Duas coisas que dificilmente andaram separadas nos últimos anos no Brasil. Porém, o astro se aposentou há mais de um ano e o Magnus sobreviveu bem, sendo campeão mundial pela terceira vez, mantendo patrocinadores, planejando e executando projetos de expansão e até sendo ‘palco’ de um reality show transmitido durante a pandemia do coronavírus.

“A única coisa que perdemos (sem Falcão) foi 25% da média anual de público. Porém a receita dos patrocinadores segue a mesma e o crescimento nas mídias sociais ficou ainda maior com a nossa aproximação dos youtubers”, contou Felipe Drummond, presidente do time e criador do projeto que trouxe Falcão para sua cidade natal nos últimos anos de carreira.

Quando fala em youtubers, o mais ‘engajado’ com a equipe é Fred, do canal Desimpedidos. O jornalista é protagonista de uma série no Youtube como jogador profissional do Magnus, passando a realidade da profissão e as dificuldades que teve de janeiro a março deste ano.

Os números das redes sociais do Magnus, mesmo antes dessa série, eram superiores ao da Liga Nacional de Futsal, maior competição da modalidade no país. Com a série, a ideia é se aproximar do público jovem e manter esse interesse dos fãs mesmo sem ter Falcão dentro de quadra.

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Magnus foi tricampeão mundial de futsal em 2019

“O projeto (da equipe) foi criado como uma plataforma de comunicação, que entregava o Falcão como atleta e garoto propaganda para as marcas parceiras. Com a sua parada, seguirmos o mesmo modelo, mas obviamente os valores que eram destinadas para a imagem do Falcão seguiram aportando diretamente para ele. O projeto foi estrutura desde o início justamente para isso, uma sólida plataforma de comunicação para que nem Falcão e nem equipe perdessem receitas com a sua aposentadoria. E deu tudo certo”, ressaltou Drummond.

Nessa pandemia, o time não teve nenhuma demissão, com 15% de redução salarial do elenco e comissão técnica. Agora, além de brigar pelos títulos, a ideia de expansão do time sorocabano consiste em uma nova arena na cidade (hoje eles jogam em um ginásio cedido pela prefeitura e querem algo próprio para explorarem com camarotes, espaços comerciais e shows, entre outros), rede de escolinhas, tv oficial do clube, loja e programa oficial de sócio torcedor.

“O maior objetivo do Magnus é tornar-se a primeira equipe da América Latina, fora do futebol, a tornar-se autossustentável. Ou seja, possuir uma receita própria capaz de manter a estrutura da equipe nas principais competições de nível nacional internacional”, concluiu o presidente.