Nem todos chegam para a Super Rodada nas mesmas condições. Enquanto algumas equipes tiveram maior tranquilidade para treinar e até jogar pelo estadual no período em que a LNF 2021 ficou parada, outros decidem o futuro na competição a partir deste final de semana. Além da preparação, observar o que de melhor o Mundial da Lituânia trouxe também não deixou de ser um aprendizado para quem comanda as equipes. A Super Rodada decisiva da LNF inicia-se no sábado. Quinto colocado com 14 pontos, o Blumenau recebe o Joinville e precisa pontuar para não ser incomodado por Juventude e Assoeva, que estão atrás na tabela, com menos chances de classificação.

Sávio James

Xande quer levar o Blumenau aos Playoffs da LNF 2021. Foto: Sávio James

“A gente fez os últimos bons jogos que nos deram condições de classificar. Tivemos mais de cinco semanas de treinos para a Super Rodada. Estamos confiantes pois era um dos objetivos da temporada. Voltamos a jogar depois de um mês, agora pelo estadual, e sentimos um pouco o ritmo de jogo, mas serviu de lição para esse jogo contra o Joinville. Vamos enfrentar um dos melhores times do Brasil. Temos que ser estratégicos e pensar em vários aspectos do jogo”, destaca o treinador Xande, do Blumenau. No domingo, a definição é dos classificados do grupo C. A jovem equipe do Minas está na quinta colocação com 18 pontos, mas pode ser ultrapassada pelo rival Praia Clube, que tem 15. O duelo é em casa contra o Campo Mourão, às 11h05.

“Vai ser uma oportunidade de proporcionar a alguns atletas a estreia em uma Liga Nacional, de pisar na quadra junto com os demais. É um retorno às competições depois de um período de inatividade. Estamos bem confiantes pelo trabalho integrado de base e adulto. Isso facilita a adaptação dos meninos desde o sub-17, o sub-20, até o adulto”, explica Peri Fuentes, que comanda o time mineiro. Por fim, na segunda-feira, o grupo A apresenta quem seguirá adiante. O Santo André Intelli, garantido na fase eliminatória, recebe o São José, em partida marcada para às 18h. Quarto colocado na chave com 15 pontos, a equipe entra em quadra de olho também no jogo entre Corinthians e Jaraguá, quinto e sexto colocados, respectivamente.

Maurício Moreira

Peri Fuentes comando a jovem equipe do Minas. Foto: Maurício Moreira

“A expectativa é de manter um ritmo e fazer um bom jogo. Tivemos jogos pelo estadual, sem alteração na equipe e vamos ver como o time vai reagir depois dessa paralização tão longa. Acredito que não tenhamos problemas. Jogar contra o São José é sempre difícil, mas temos a tranquilidade de jogar com a classificação e até a colocação praticamente definida”, avalia Cidão, experiente técnico do time paulista.

A longa pausa em jogos da LNF 2021, em função dos jogos do Mundial da Lituânia, proporcionou observações do que melhor o futsal tem no momento em todos os cantos do planeta. Confira o que cada treinador destacou da competição, encerrada com o título de Portugal e a 3ª colocação da Seleção Brasileira.

Janison

Cidão comanda o Santo André Intelli nessa temporada. Foto: Janison

Xande – Blumenau

“Eu achei que algumas seleções médias cresceram muito, foram bastante competitivas. Algumas apresentaram um futsal bem interessante. Japão, Marrocos e Portugal, que não foi tão bem na primeira fase, cresceu depois de eliminar a Espanha. Me chamou atenção o nível da Argentina, que merecia até melhor sorte na final. A competitividade cobra eficácia. Fazer bem feito aquilo que deve ser feito. Foi assim com a Argentina contra Portugal e do Brasil contra a Argentina.”

Cidão – Santo André Intelli

“Notório crescimento de vários países diferentes. No futsal japonês percebi um time bem organizado. Outras equipes também como a Argentina e Portugal. Não somente países, mas continentes estão evoluindo, como foi possível ver o Marrocos, da África, com um futsal gostoso de se ver. Em relação à nossa eliminação foi daqueles jogos que se jogaria dia e noite e a bola talvez não entrasse. Estamos pagando o preço dos dois últimos mundiais em relação à organização fora das quadras. Outra coisa é que nossa moeda não consegue equilibrar os orçamentos e como consequência, muitos jogadores estão lá fora e dificulta a preparação. E assim, o entrosamento adequado não se adquire.”

Peri Fuentes – Minas

“Achei que o Brasil fez um ótimo Mundial. Perdeu em um jogo que foi superior à Argentina e poderia ter vencido até com uma margem de gols se tivesse tido aproveitamento. Acho que estamos retomando o caminho de reestruturação da Seleção depois de dois ciclos sem preparação adequada. Estamos no caminho certo.”

A Super Rodada da LNF 2021 acontece nesse final de semana, a partir de sábado, com jogos até segunda-feira. Após isso, teremos a definição dos 16 classificados para os Playoffs da competição. Assine o PPV da LNFTV e acompanhe tudo da melhor competição de futsal do mundo.