Emoção até os instantes finais. Assim pode ser definida a última rodada da primeira fase da Liga Nacional de Futsal 2018, realizada na quinta-feira (20), em oito ginásios do Brasil. Após 19 rodadas, a LNF teve a definição dos 16 classificados e dos confrontos das oitavas de final. A LNF é a maior e mais tradicional competição da modalidade no país.

Vitor Kortmann

Joinville fecha a primeira fase na liderança da LNF 2018 e faz a festa com a torcida no Centreventos Cau Hansen. Foto: Vitor Kortmann

Joinville líder. O atual campeão da LNF fez uma primeira fase impecável e conquistou a liderança com a vitória sobre o Marreco na última rodada, por 4 a 2, chegando aos 44 pontos na tabela de classificação. A liderança credencia o JEC a decidir todos os possíveis jogos dos playoffs em casa. ACBF ficou na segunda colocação, com 43 pontos, seguido pelo Atlântico, com 37, que perdeu para o Pato na última rodada, por 5 a 3. O time de Pato Branco ficou na quarta colocação, somando 35 pontos. Em seguida vem o Corinthians, que também fez grande campanha e chegou aos 35.

A sexta colocação da primeira fase é do Jaraguá. O time comandado por Fernando Ferretti venceu o Minas, por 5 a 4, fora de casa, chegando aos 33 pontos e 10 vitórias. Copagril e Joaçaba completam os oito primeiros colocados na classificação, que terão o direito de decidir em casa as oitavas de final. A Copagril goleou o São José, pelo placar de 5 a 0, fora de casa, enquanto o Joaçaba bateu a Intelli, por 2 a 0, em São Sebastião do Paraíso (MG). São José e Intelli, assim como o Shouse, estão eliminados da competição.

Orlando Bento

Jaraguá vence o Minas e fecha a primeira fase com 10 vitórias. Foto: Orlando Bento

Completando a lista dos classificados, de acordo com os resultados da última rodada, aparecem Magnus (26), Blumenau (26), Minas (26), Foz Cataratas (23), Marreco (21), Assoeva (20), Tubarão (19) e Cascavel (16).

Apesar da derrota na última rodada para o Magnus, por 6 a 3, o Cascavel ficou com a última vaga entre os classificados. O Tubarão, que também corria o risco de não avançar aos playoffs, acabou perdendo para o Blumenau, por 5 a 4, mas contou com tropeços de adversários diretos pela classificação e confirmou uma vaga na próxima etapa. A Assoeva, vice-campeã da última edição da LNF, também entra motivada para os playoffs, após vencer o Foz Cataratas, por 2 a 1, em Venâncio Aires (RS).

A primeira fase da LNF 2018 contou ainda com o Atlântico dono do melhor ataque, anotando 74 gols em 18 jogos. O pivô Keké, do Atlântico, é o artilheiro da LNF, com 18 gols. A melhor defesa é do líder Joinville, que sofreu 29 gols, seguido pela ACBF, vice-líder da competição e atual campeão da Libertadores da América. O time laranja levou apenas 30 gols na primeira fase da LNF 2018.

Celso Dias

Cascavel ficou com a última vaga entre os classificados aos playoffs. Foto: Celso Dias

Confira AQUI a tabela de classificação completa da primeira fase e os confrontos oitavas de final da competição nacional. As datas dos playoffs serão divulgadas nos próximos dias pela LNF. A maior competição de futsal do país conta com a transmissão de jogos do SporTV, da LNFTV e do GloboEsporte.Com.

Liga Nacional de Futsal
Oitavas de final
Lado A
Joinville x Cascavel
Magnus x Joaçaba
Corinthians x Foz Cataratas
Pato x Marreco

Lado B
ACBF x Tubarão
Copagril x Blumenau
Jaraguá x Minas
Atlântico x Assoeva